30% de desconto em todos os Presentes para o Natal! Código no checkout: HONEYMOONERS. Ver Presentes
fechar menu 

 10/09/2019

“Amizades” à prova de bala, mas não à prova de cancro

Saúde
 
 

Amigos.

Nunca vos tinha falado do papel deles nestas alturas! Mas hoje, acho que é o momento!

Primeiro tenho que vos dizer que eu tenho um grande defeito! Sou daquelas pessoas para quem até prova em contrário, todos são bons! Não consigo desconfiar de alguém que à partida nunca me fez mal! Já pensei e já tentei “começar com o pé atrás”, para me proteger, mas isso não faz parte de mim e a verdade é que por muito que me avisem, nunca consigo!

Portanto, eu achava que tinha várias dezenas de amigos! Mas se houve coisa que o cancro me ensinou foi a descobrir os autênticos! Tenho que dizer que tive muitas surpresas positivas (que são as que me importam), mas as negativas também apareceram e de quem menos esperava! Estes dias não são fáceis e pessoas que eu nunca esperei estão de mãos dadas comigo todos os dias, ao passo que “amigos”, que esperei ter todos os dias, aparecem de longe a longe e outros há ainda, que até hoje nunca apareceram!

Não falo de aparecer fisicamente, bem sei que a vida não permite muitas vezes! E na verdade não é isso que conta! Mas há o telefonema, a mensagem, o carinho que se faz chegar de muitas formas naqueles momentos em que o coração está mais apertado! Há a lembrança do dia dos tratamentos, a alegria de quando as análises estão bem, o sufoco partilhado de cada exame que faço! E não são assim tantos, aqueles que vivem tudo isto connosco que estamos a batalhar pela Vida! E a eles, eu quero agradecer do mais íntimo do meu coração! Sabem, nós caminhamos de mãos dadas e sabemos que precisamos uns dos outros! Hoje eu preciso mais deles e eles também sabem disso! Nunca preciso de lhes dizer ou pedir nada! E quero mesmo dizer-lhes que são a minha força, são o meu ânimo! A energia positiva que tenho? Muita vem deles, destes que não me falharam nunca! Que só acreditam em coisas boas para mim! Que se por algum motivo me sentem ligeiramente triste, logo estão a bater a porta ou a encher a caixa de mensagens! Nem sempre as conversas são profundas, a maioria das vezes aliás, são leves e bem dispostas! A fazer até piada da situação, somos assim! E é assim que me agarram e eu nunca fui “ao fundo do poço”!

Se um dia eles precisarem, seja do que for, eles sabem que eu vou lá estar também! Sempre! Devo confessar uma coisa hoje! Poucas vezes chorei neste processo, mas já chorei mais a ausência de algumas pessoas que o meu diagnóstico (e isto constatou o André quando um dia me viu lavada em lagrimas e não percebia o porquê)! Porque me magoou, porque fiquei desapontada, porque não estava à espera! Mas depois de perceber que o Charrisco tinha razão, lavei a cara e até fiquei feliz! Sabem porquê? Porque eu agora sei que não são todos bons! Não é que “os outros” sejam maus, mas realmente os amigos de verdade não são assim tantos! Amigo, para mim, agora, é alguém que é capaz de abrir mão da sua tranquilidade, da sua rotina feliz para estar lá, mesmo “naquele momento em que até não dava jeito”, mas porque sabe que mais do que nunca agora eu preciso. É quando estamos mal que vemos com clareza quem é dono de tal altruísmo e de tal amor! É o estar lá! Saber que estiveram nos dias de sol e agora que o céu está cinzento ainda estão mais presentes!

E é tão bonito ver cada gesto! O bolo que me trazem a cada visita, a escova dos dentes ultra soft para as gengivas não sangrarem, a velinha que foram acender por mim porque “aquilo” correu bem e têm que ir agradecer, acordar em cada sexta de poção mágica e ter “A” mensagem que diz: vai correr bem Joaninha, estar na véspera daquele exame e em conversa fiada ler “mas porque estás nervosa? Eu estou certa que vêm boas notícias”! Isto não tem preço! Não se pode agradecer!

Sao menos do que eu contava, mas tenho que vos dizer que os que são, são os melhores do mundo e dos quais jamais irei abrir mão! Porque percebi que não há direção para onde eu vá, que eles me abandonem! Quando os dias bons vierem os outros, afinal não amigos, mas "conhecidos simpáticos" vão voltar! Vai estar tudo bem! Sem mágoas nem rancores! Agora apenas com verdade! A cada um, dos que abriram mão de tanto, para me dar a mão, obrigada! Vocês sabem quem são! E é a vocês que me ensinaram o sentido e significado da palavra amizade que eu quero agradecer!

Bora lá, que sexta é dia!

Visita a nossa loja de fotografia online!

Álbuns, telas, revelação de fotos, presentes, molduras... Eterniza os teus momentos favoritos com os nossos produtos fotográficos!

Ver loja online

52 Comentários

    Teresa

    Tão verdade Joana !

      Bárbara

      Acredita que já me sucedeu ser amiga de alguém com cancro e no fim a pessoa deixar de ser minha amiga 🙁 isto também sucede ! Vivi tudo ao lado dessa pessoa e quando se viu acompanhada de outras pessoas a pessoa largou me

      Catarina Freixo

      Eu sou sem dúvida uma “charrisca” porque também duvido sempre, neste caso coloco sempre as expectativas boas a frente sobre as amizades.
      Não nos conhecemos, mas estou a torcer por ti 💪🏼
      E sem dúvida nesta altura vemos “os verdadeiros”.
      Um grande beijinho e muita confiança. Cat Freixo

      Ericka

      Tão eu ❤️
      Revi-me totalmente neste texto.
      Charrisca, é nessas horas que sabemos quem são os nossos. Mas nisto tudo, fica o aprendizado, a experiência e amadurecimento, em vários sentidos 😇
      Força que estamos juntas 👊🏼🙏🙌

      Marlene Bento

      Tão lindo e tão verdade . Porque estou a passar por um desafio como tu sinto exatamente o mesmo! Um dia vou ter coragem e escrever um texto como o teu . Muita força para ti e para mim pois estes desafios não são fáceis. Um grande bj de coração .

      Stéfanie

      Olá Joana.
      Vivi cada palavra que escreveste.
      Para mim toda a gente é boa, toda gente é a melhor do mundo, mas depois quando passei por um momento menos bom também me apercebi que nem toda a gente era o que eu espera…
      Aqueles amigos, que afinal talvez não fossem amigos e eu não me tinha apercebido, nem uma mensagem de força mandaram.
      Mas a vida é mesmo assim.
      E sabes que mais? Os importantes estão sempre.
      Beijinho grande
      Muita força

      Ermelinda Moreira

      Verdade por isso tenho afastado muitas pessoas da minha vida ficam poucas mas sei que se precisar estão lá coragem tudo isto parece uma eternidade mas vai terminar vencedora acredite muita fé e muita força rodeada de boas pessoas beijinhos

    Raquel Monteiro

    É assim mesmo Joaninha! Força 💪

    Susana Cunha

    É verdade Joaninha é essencialmente nos dias mais escuros que os nossos amigos de verdade sobressaem. Como costumo dizer poucos mas bons. Isso é que se quer!! Um grande beijinho cheio de força. Vai correr tudo bem!! 😘

    Teresa Aguiar

    Força Joaninha 😘

    Elsa Agostinho

    Olá Joaninha..como este texto retratou tão bem aquilo que passei..já tive oportunidade de partilhar com vocês a minha doença e a recuperação lenta..muitos supostos amigos julgavam que era contagioso , como a Joana nem o telefone atendiam..com dificuldade e no meio de lágrimas resolvi tentar esquecer e cuidar de quem ainda hoje está ao meu lado e dá força para lutar.. força Charriscos o melhor ainda está para vir.. beijinhos grandes

    Sandra

    Não podia estar mais de acordo Joana. Tenho vindo a passar por algo semelhante. É mesmo nos maus momentos que vemos quem são os verdadeiros e quem são aqueles que só gostam de ter o rótulo de amigos. Quanto a ti, torço muito por ti e sei que vocês vão vencer este ponto e vírgula na vossa vida. Beijinho grande 😘

    Catarina

    É uma verdade muito dura mas ao mesmo tempo Boa para sabermos com quem podemos contar.
    Estou incrédula como pode haver alguém que te conheça e que não te apoie neste momento. Eu vejo te como uma pessoa cheia de luz. Daquelas pessoas que pelo olhar dá para saber que és boa pessoa. Tu e o charrisco claro.
    Vai ficar tudo bem. É uma certeza que eu tenho.
    Um beijinho

    Elisa Santos

    Sim amiga assim é, nas como a vida às vezes nos prepara surpresas, mas há muitos amigos e dos bons, que estão aí para te dar a mão e tudo o que precisas, não te conheço pessoalmente, mas como gosto de ti de vós os dois tão lindos, mas então bora lá, até sexta que vai correr tudo bem, porque tu és positiva e tens boa energia, beijinhos e abraços 🤗

    Sara Penela Freitas

    Adorei o texto, infelizmente passamos por esta situação que eu chamo de “abre olhos” da vida que nos ensina quem sim e quem não…
    Lembra-te sempre que existirá sempre quem nos quer bem e quem simplesmente não quer saber porque estão preocupados com a própria vida, é legítimo para eles pensar assim. Mas também é legítimo nós aprendermos a encarar isto como gratidão, a vida coloca as pessoas no seu devido lugar e os teus amigos verdadeiros vão estar sempre do teu lado “no matter what” e tu sentirás isso, vais saber que aquilo é genuíno, é verdadeiro. Um beijo enorme

    Ana Vieira

    Olá Joaninha,
    Apenas conheço-vos pelo vosso enorme contributo para o mundo: partilhar e semear o AMOR.
    Sem te conhecer fisicamente, sinto-te minha amiga. Sem nunca ter privado comigo, sinto-te próxima. Pois bem, quem sabe um dia, vamos poder gargalhar juntas porque acredito nas pessoas como tu, porque partilho da vossa postura de vida e porque de mim o que mais partilho são sorrisos e ternura.
    Aceita um beijinho bem querido meu e um abracinho bem forte. Sou a Ana Vieira. O meu Facebook é Ana Isabel Vieira e irei seguir-te para continuar a ver sorrir.
    Beijinhos minha linda ❤️

    Érica Ferreira

    Os amigos de verdade são como mapas orientadores pelos caminhos sinuosos da vida! Sei bem o que sentes e o que tudo isto te faz sentir mas alegra-te mesmo por teres portos seguros que se preocupam contigo! Poucos mas bons e isso é o que importa. Tenho a certeza que todo este processo vai ter um final feliz, vai fazer de ti uma pessoa mais sorridente ainda e que os melhores partilharão essa alegria e aprendizagem de mão dada contigo! Um grande beijinho e faz-me um favor (apesar de não nos conhecermos) sorri muito pois a vida teme os audazes e bem dispostos e nas cambalhotas que a vida da isto ainda vai ser uma das mais belas histórias da tua vida ❤️

      Paula Teixeira

      Concordo , eu sinto me como tu . Levei tantos pontapés e não aprendi . Agora dei um basta , tenho de pensar mais em mim e não pensar como me fazem sentir certas pessoas . Eu sou feliz com poucos amigos, confesso que no trabalho gostava de ter mais. Mas somos bons colegas é suficiente primeiro fazia me confusão agora não . Levei tanto pontapé, mas levantei me com o apoio da minha família e de uns poucos amigos que adoro . Por isso Joana te entendo. Beijo

    Lála Justino

    Os verdadeiros amigos são aqueles que estão lá faça chuva ou faça sol, são os que não te pedem nada em troca nem ganham nada com a tua amizade. Gosto muito de ti e sou completamente fã do amor que vos une❤💑 Força amiga Joaninha❤ um abracinho apertado🙏❤

    Diana Casares

    Sou tão parecida contigo.. sempre só a ver o bom dos outros e até a justificar o comportamento deles quando eles não o sentem nem fazem nada por isso. Vivi isso não pelo cancro mas com o nascimento do amor da minha vida e minha filhota 👸🏼❤️! Senti exatamente o que estas a sentir. Convidaram para sair as 23h? Com um recém-nascido? Realy? Ok Diana dá um desconto que eles não sabem! (Dizia eu) Bora um cafezinho? E eu dizia ah eu ia mas a esse café não porque se pode fumar lá dentro.. depois simplesmente deixaram de convidar! Porque agora nunca podes, quando puderes diz! 🤨 No final os mais espetaculares nunca nos abandonaram sempre escolhiam onde pudiamos ir com ela porque queria vê-lá e estar com todos e a horas decentes! Embora não tinham filhos mas tinham consciência! E no final é tudo um ensinamento para nós tornar cada vez mais fortes 💪
    Em relação a tua fase da vida neste momento só te tenho a dizer “Existe algum superior a nós seja ele o que for e ele só nós dá aquilo que nós aguentamos” por isso tu aguentas isto tudo!
    😘❤️

    Rafaela

    Oi Joaninha♡
    É muito verdade todas suas palavras. Em minha vida nunca conheci uma pessoa tão positiva e cheia de amor, atenciosa carinhosa, Deus realmente presenteou nossa vidas com a sua VIDA, te amo tanto é tanto, vcs dois.
    #Charriscospowers♡
    #Jadeutudocerto♡
    #amem

    Dulce Borges

    Querida Joana, sim, é verdade. Há amigos e outros que sendo amigos nunca foram o que julgávamos que eram. Nós é que os víamos com outros olhos, mas se formos lá atrás, já encontramos sinais que indicavam não serem e nós ao mesmo tempo encontrávamos uma desculpa ou justificação. São nos piores momentos que encontramos as melhores pessoas, em que o coração é limpo do que é sagrado e o que é profano, o que importa e o que não tem importância. O mundo é redondo, o que damos volta a nós ainda mais forte. Cá estamos para ser a vossa melhor versão sem condição a quem sabe ver e agradecer isso mesmo. É mesmo assim, largar e deixar ir. Apertar, quem ficar. Se não fosse este episódio, se calhar algum dos que estava mal classificado ainda era convidado a ser padrinho/madrinha dos bebés que a cegonha carrega para vos entregar, isso é que seria uma grande tristeza, agora assim foi só um erro de casting. Um xi-coração de melhoras e coragem para 6f!

      Dulce Borges

      (Considere este comentário, o anterior que enviei tem erros de português, desculpe!)

      Querida Joana, sim, é verdade. Há amigos e outros que, sendo amigos, nunca foram o que julgávamos que eram. Nós é que os víamos com outros olhos, mas se formos lá atrás, já encontramos sinais que indicavam não serem de facto amigos e nós, ao mesmo tempo, encontrávamos sempre uma desculpa ou justificação. É nos piores momentos que encontramos melhores pessoas, em que o coração é arrumado com o que é sagrado e liberta o que é profano, fica o que importa e deixa-se ir o que não tem importância. O mundo é redondo, o que damos volta a nós ainda mais forte. Cá estamos para ser a nossa melhor versão, sem condição, a quem sabe ver e agradecer isso mesmo. É mesmo assim, largar e deixar ir, apertar quem ficar. Se não fosse este episódio, se calhar algum dos que estava mal classificado ainda era convidado a ser padrinho/madrinha dos bebés que a cegonha carrega para vos entregar, isso é que seria uma grande tristeza, agora assim foi só um erro de casting. Um xi-coração de melhoras e coragem para 6f!

    Célia

    As decepções venhem sempre de quem menos esperamos…mas se não estão do teu lado é porque não são verdadeiros,porque é nas dificuldades que conhecemos os amigos e nenhum caminho é longo demais quando um amigo nos acompanha.Joaninha vai todo dar certo.Tu não me conheces,mas tu fazes parte dos meus dias e estas sempre presente nas minha orações.Embora longe🇨🇭sempre a torcer pela tua vitória.Bjs grandes e ao teu charrisco.

    Licas

    Tao verdade!Força😘😘

    Catia Costa

    Tão verdade o que escreveste.
    É assim que se aprende e se amaduresse.
    Do outro lado de cá não temos dúvidas que tudo vai dar certo!
    Um grande beijinho de uma desconhecida que te tem muito carinho 😌

    Margarida Loureiro

    Os amigos são o que de melhor existe e são calazes de coisas espetaculares e estão lá para um abraço beijinhos para os dois. E sexta-feira vai correr muito bem ❤

    Janaína Martins

    A vida nos ensina quem são os verdadeiros e Joana não precisa ser muitos apenas os que realmente estão ao nosso lado em todos os momentos. Minhas orações é para que Deus a cure e que seus projetos e sonhos se realizem!!
    Beijinhos mesmo sem nos conhecer pessoalmente tenho carinho por sua história oro e torço por vcs!!!

    Filipa Alexandra

    Mais que verdade, já sentimos isso na pele. Há 9 anos, na altura meu namorado, hoje marido, teve um grave acidente! 2 meses consecutivos internado em Coimbra, várias operações quase 3 anos de recuperação fisioterapia.. E vivemos o mesmo e sentimos e mesmo que vocês.. Aqueles que pensávamos que iam estar, não apareceram, não telefonaram.. E os outros que pensávamos que nem estavam aí para nós.. Sempre estiveram e estão hoje e revelaram-se, felizmente! Não foi nada fácil, sentir esse abandono. Ele ainda hoje há pessoas que custa ter uma conversa. Casamos à 1 ano. Fez duas listas de convidados da parte dele, uma seriam os convidados se o casamento tivesse acontecido antes do acidente e a segunda a real lista de convidados, o número diferente de pessoas foi significativo! Posso te dizer que era um rapaz de muitos amigos/conhecidos de 23 anos.. Das noites, copos, jantares.. Sofreu e sofri com ele. Mas foi um grande “abre olhos” para muitaaaa coisa. Não é fácil para ele hoje em dia se dar.. Para novas amizades. Aprendemos muito. As coisas más fazem nos crescer, dói, mas fortalecem. Estamos com vocês! Tudo vai dar certo Joaninha 🐞 um beijinho muito grande 🍀aproveita muito quem está contigo.❤️

    Sónia

    Os verdadeiros amigos vêem se nestas ocasiões.
    Mais vale ter poucos amigos, mas bons.
    Aqueles que riem contigo nas alegrias, mas também choram nas tuas tristezas.
    Um amigo é aquele que te dá a mão sem esperar nada em troca.
    Que não te diz eu bem te avisei, mesmo que o tenha feito.
    Aquele que gosta de ti como tu és e aceita os teus defeitos e virtudes. Aquele que te sabe ouvir.
    Sei que não me conheces mas vai correr tudo bem. Beijinhos

    Ana Rita Guerreiro

    Olá minha querida, como te compreendo… Há dois anos quando perdi a minha Mãe da pior forma possível 😢, senti na pele tudo o que estás a sentir, mas acredita que nada na vida acontece por acaso… E algumas pessoas partem da nossa vida para que outras possam entrar para nos dar todo o apoio que precisamos 😉
    Os “amigos” são anjos que Deus colocou no nosso caminho para nos amparar nestas alturas… E acredita neste momento tens as melhores pessoas à tua volta, principalmente aquele que escolheste para teu companheiro ❤️
    Beijinhos aos dois, vocês são uns amores.

    Sandra

    Joaninha concordo plenamente com tudo que escreveste, é nestes momentos que vemos quem são os verdadeiros mas com toda a tua garra e força vais conseguir ultrapassar este momento menos bom.
    Deus anima essa menina quando a força dela estiver perdida, ensina que a Tua é infinita.
    Admiro muito a tua/vossa história.
    Um bjinho grande😘

    Sandra Roque Pereira

    A vida é mesmo assim charrisca tira da nossa vida quem não precisamos e põe no nosso caminho outras pessoas que nos vai surpreender pela positiva… ao nosso lado só os que nos fazem realmente bem… muita força … beijinho para ti e para o André… #teamcharrisca
    #forca🙏💪🏻

    Layra Sousa

    É mais um aprendizado Joaninha!
    A vida é cheia de lições e até nos momentos menoa bons há tempo para aprender algo. Não devemos desanimar, mas sim ser gratos a Deus por nos mostrar que nem todos os “amigos” são amigos, e que às vezes os nossos conhecidos se revelam improvavelmente grandes amigos! Faz parte da vida. Nem todos os amigos vão estar presentes em todos os momentos, uns não são capazes de lidar com a situação, outros não sabem o que dizer, mas está tudo bem, a vida é assim mesmo. O importante é termos connosco guerreiros a batalhar a nossa luta! E Deus é quem os escolhe a dedo 😉
    Daqui continuam as nossas orações por ti, pelo André e por toda a vossa família. Que Deus te dê vitória nesta guerra, que dê força ao André, que dê esperança à família e amigos e que assima de tudo não vos falte a fé!
    Ele é um Deus vivo que ainda faz milagres ❤️

    Cristina Baptista

    Olá Joana
    É a primeira vez que estou a comentar uma publicação tua, tenho-me mantido na sombra a acompanhar esta tua jornada sempre com o coração apertado, a desejar todas as sextas feiras que o tratamento tenha corrido bem.
    Então porquê comentar hoje? Porque tocaste num tema que me toca muito, a verdadeira amizade. Revejo-me nas tuas palavras, a ingenuidade de achar que todos nos querem bem e que ficam contentes pela nossa felicidade! O mundo não é assim tão colorido… Mas sabes uma coisa? Tenho poucos mas bons verdadeiros amigos os quais considero família, família de coração. Sou muito felizarda por os ter na minha vida, que a vida nos permita manter as jantaradas ao fim de semana e as reuniões improvisadas para ir comer francesinha 😁
    Os que realmente gostam de ti vão continuar do teu lado independentemente da distância, da hora, do momento… Porque a vida são 3 dias, devemos estar com quem nos faz bem e quem nos faz ser melhores pessoas.
    No fundo sempre irei acreditar no mundo colorido onde todas as pessoas são boas e genuínas, faz me feliz, dá-me tranquilidade, mas sempre com o botão de alerta ligado!
    Estarei na sombra, a acompanhar a tua recuperação, porque tu vais ficar boa, acredito de coração que seja uma pedra que te colocaram no caminho porque sabem que se há alguém que ultrapassa isto és tu ☺️
    Um beijinho e um Xi coração ♥

    Layra Sousa

    É mais um aprendizado Joaninha!
    A vida é cheia de lições e até nos momentos menos bons há tempo para aprender algo. Não devemos desanimar, mas sim ser gratos a Deus por nos mostrar que nem todos os “amigos” são amigos, e que às vezes os nossos conhecidos se revelam improvavelmente grandes amigos! Faz parte da vida. Nem todos os amigos vão estar presentes em todos os momentos, uns não são capazes de lidar com a situação, outros não sabem o que dizer, mas está tudo bem, a vida é assim mesmo. O importante é termos connosco guerreiros a batalhar a nossa luta! E Deus é quem os escolhe a dedo 😉
    Daqui continuam as nossas orações por ti, pelo André e por toda a vossa família. Que Deus te dê vitória nesta guerra, que dê força ao André, que dê esperança à família e amigos e que acima de tudo não vos falte a fé!
    Ele é um Deus vivo que ainda faz milagres ❤️

    Glória Palma

    Tudo verdade Jo!
    Não vos conheço pessoalmente, nem tão pouco sou muito de comentar posts..mas acompanho vos já há algum tempo e adoro o tempo que disponho a ver as vossas vivências, não existem muitos casais com tanta cumplicidade como vocês, imagino o que estão a passar pois infelizmente foram vários os casos semelhantes que passei com pessoas muito próximas e queridas, tenho a certeza que vai dar tudo certo contigo, não poderá ser de outra forma! Admiro- te pela pessoa que és e és com certeza uma fonte de energia positiva, genuina e muito muito gentil para todos.
    Os teus verdadeiros amigos nunca te abandonarão, porque tu fazes parte deles e as partes não se separam.
    Desejo te tudo de bom e em breve quando vieres de férias a Albufeira estou a contar it tirar aquela foto girissima com vocês, beijinho grande para os dois 😘

    Karinapereira

    Tão verdade minha querida !
    Infelizmente como tu sei o que é esse sentimento pois tb tenho Cancro !
    Temos Cancro não uma doença contagiosa… É Cancro !!! Mas acho que nem todas as pessoas estão preparadas para simplesmente estarem lá … Acho que muitos pensam (embora não transmitam em palavras ) que temos os “dias contados “ por isso nem vale a pena investir tempo em nós ….
    Eu tb aprendi como tu … agora só estou com quem quer estar comigo !! E os amigos verdadeiros que nos dão força e estão connosco sempre esses acreditam em nós !
    Eu acredito que o Cancro muda a nossa vida por completo e vem para nós “dar “ grandes lições de vida !!
    Mas no fim Tudo Vai Dar Certo!!!!
    O amor cura tudo !!
    Força, Fé para todos nós!!!
    P.S- Gosto muito de ver todas as tuas publicações ( é muito importante para mim ) continua minha querida Charrisquinha !! Desculpa este pequeno desabafo !!

    Bjinhos força minha querida 🍀🍀🍀🍀🍀🙏🙏🙏🙏🙏😘😘😘😘

    Ana Almeida

    A qualidade é sempre melhor que a quantidade. Não precisa de muitos amigos mas sim de bons amigos. Continuem assim a dar e a receber força, amor e carinho que tudo vai correr bem. Beijinhos e rápidas melhoras. ❤️❤️

    Sílvia Antunes

    Joana, é um gosto seguir-vos!
    Há precisamente 6 anos, 10 de setembro de 2013, fui operado a um cancro da mama. Foi tão mas tão duro… e desde esse dia ganhei uma nova vida, diferente da que vivi até então e também “conheci” os amigos, os verdadeiros! Partilho das tuas palavras, são sabias e verdadeiras. Daqui a nada estás pronta para mais umas quantas viagens. É só uma fase menos boa. Beijinhos!

    Ana Carvalho

    👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
    Muita força porque tudo vai dar certo. Só faz falta quem está quem não está paciência.
    Bjs

    silvia moura

    Lindo texto e tão verdadeiro quanto é a realidade… Mas infelizmente nem todos são verdadeiros como dizem… Infelizmente passei por isso e sei o que é… E ainda por cima a minha única companhia não está cá… Força charrisca… Um beijinho especial e que sexta seja mais um grande dia🍀🍀🍀♥️♥️♥️

    Susana Carvalho

    Uma das coisas que me deixou mais triste, além obviamente do diagnóstico, foi constatar o número de seguidores a baixar, gradualmente… Ainda bem que escreveste isto para poder reflectir o que sentia há tanto tempo. Desceu de 251M para 243M. Fiquei tão desapontada com as pessoas… Como é que é possível?!? Numa altura em que alguém tem a coragem de partilhar algo tão íntimo e doloroso. E eu sei, porque passei por outro tipo de situação oncológica, e ao contrário de ti, preferi o isolamento excessivo que até hoje mantenho. Fiquei dois anos sem conseguir chorar, e quando comecei, chorei durante mais de duas horas sem conseguir parar… Estava de serviço ao hospital. Desde a altura em que estive doente alguma coisa em mim se quebrou, para sempre. Sou muito pouco optimista relativamente às amizades, mas tenho tido surpresas e revelações maravilhosas! E os amigos que ficaram e tenho cabem numa mão. Na altura, quem eu mais contava foi quem mais me desiludiu. E quem eu menos esperava foi quem mais me surpreendeu. Se as redes sociais só servem para partilhar o perfeito, o bom e o belo, então acho que se tornaram apenas o reflexo duma ilusão e não da verdade. Faz pensar muito…
    E não há sexta feira, dia de tratamento, em que eu não me lembre de ti e te deseje o melhor. Ansiosa pelo dia em que digas: E este foi o último ciclo de quimioterapia!
    Beijo grande e um abraço bem apertado para ti e para o André.
    Susana Carvalho – Farmácia do
    CHTV

    Tânia Tavares

    Olá, Joana
    Comecei a seguir o vosso amor há uns tempos pk sou verdadeiramente uma romântica incurável. Todas nós temos os nossos ‘defeitos’. Não o fazia -ou faço – fielmente, mas vocês faziam parte do meu feed com alguma frequência e provocam me quase sempre sorrisos.
    Um dia, mais tarde do que anunciaram, vi ‘o bicho’.
    Esse que já passou em quase todas as famílias. Lembro-me de me caírem as lágrimas. Não nos conhecemos, é certo. Mas nunca se controlam as emoções genuínas. Lembro me do meu amor ter olhado para mim, pegado no telefone e vi lhe os olhos embriagados….
    Mas hoje falamos de amigos! Digo sempre que tenho poucos. Uma mão de amigos. Conheço muita gente. Gosto de muita gente. Mas amigos, esses, esses são uma estirpe especial. Quando os meus filhos dizem os meus amigos (os coleguinhas de escola) corrijo-os. Digo-lhes: os vossos colegas. Até posso ser cruel. Mas quero que percebam que essa estirpe é rara, mas eterna.
    E eu amo tanto os meus amigos, querida Joana.
    O resto, esse bicho, no fim brindaremos – cada um à sua maneira – a vossa barreira ultrapassada.
    Continuem felizes. O amor, quando é amor, não tem barreiras e não há bicharada que resista. ❤️

    Liliana

    Olá Joana 😊
    As tuas palavras descritas neste texto são de todo uma verdade exacta!
    De onde se menos espera é que elas saem… É duro saber, ver com os nossos olhos que afinal aqueles não são quem pensávamos serem. Os ditos amigos…
    Como o provérbio diz, mais vale poucos e bons. Sinceramente não há nada que impeça a amizade, mesmo a distância física. Infelizmente, tive de me afastar de algumas ditas amizades, eu estive lá quando precisaram, quando eu precisei foram-se. Eu deixei-os ir…
    Desejo tudo de bom e vai tudo correr bem. Beijinhos
    Liliana Monteiro

    Patrícia

    São Pequenos gestos podem fazer uma grande diferença no nosso dia! Como diz o ditado so faz falta quem cá está! Muita força Joaninha vai dar tudo certo! 🤞🙏❤⭐

    Sara Torres

    Desculpa a expressão mas sempre me disseram “Quando estamos enterrados na merda é que vemos quem temos!”… Exatamente porque nem todos têm coragem e a decência de colocar lá as mãos por ti.
    Eu sou desconfiada por natureza, talvez porque apanhei bastantes desilusões pelo caminho. No entanto acho que acima de tudo devemos ser amor e ter tranquilidade suficiente para não dar importância. Também já chorei (e muito!) por não ter certas pessoas ao meu lado em momentos menos bons (imagino com cancro) mas serviu para perceber quem merece o meu tempo. A vida é o nosso bem mais valioso e acredito (mesmo!) que com o tempo e as circunstâncias apenas nos vai elucidando quem é merecedor dele… Sem rancores porque isso rouba energias boas e cultiva más. Se todos formos mais agradecidos (por isso gostar tanto de vocês), é mais fácil viver em paz… E que bem que sabe! Sermos e darmos mais amor traz-nos uma tranquilidade inigualável!

    Agarra os teus, enxe-te de amor, de boas energias e pensamentos bons! Daqui a nada vais estar boa e apenas a partilhar momentos com as pessoas merecedoras do teu tempo!

    beijinho grande, nossa Lutadora! 😘

    Sofia

    Este texto está cheio de verdades! Na fase em que me encontrava, também, a combater o meu linfoma, pude realmente ver quem estava comigo ou não. Senti essa amargura e também entristeci. Chegou a haver momentos em que recebia mensagem de uma ou outra pessoa que mais pareciam contrariadas e isso notava-se na sua ausência permanente durante todo o processo. Uma mensagem não chegava, muito menos uma mensagem que não dava conversa, pelo contrário, “cortava” logo conversa. Se eu responde-se ou não era indiferentes, percebes?

    Houve também quem pudesse achar que o cancro se podia transmitir por conversas ou abraços. Enfim… Lol

    Mas acho que o maior desgosto que tive foi sentir a ausência de apoio de alguns amigos para com o meu namorado que, tal como o teu charrisco, estava sempre do meu lado, todos os dias sofria comigo. Eu cá ia lidando de uma outra forma, tentava ser mais coração frio e pés assentes na terra para me curar, mas ver o meu namorado desamparado, custou-me muito!

    Maaaaaas, não quero parecer que com isto tudo é mau! Pelo contrário! Tal como disseste, há muita gente boa, muitos amigos que se revelam ainda mais e sobressaem mais que alguns. É a esses que temos que nos agarrar e aproveitar.

    Quando todo o processo terminar, irás ter todos os amigos a voltar… Ja todos estão disponíveis para jantar, tomar um café contigo, conversar e dar uma boa risada, porque poucos são os que conseguem fazer isso em grandes momentos de crise. 😊

    Beijocas!

    Go Joana, Go Joana, Go Joana!

    Shirley C G Santos

    Que pena para eles Joana
    Não sabem o que estão a perder.
    Doar-se, também é um presente para quem o faz
    Fique bem minha querida
    🥰💖💗🌷

    Ana

    Tenho um amigo na mesma situação que tu, obviamente que estamos lá ! Mas cada caso é um caso e ele não gosta de falar na doença, não gosta de ter muita gente, evita contar dos tratamentos! Odeia estar sempre a repetir e a falar naquilo! Nós estamos sempre a medo! Para nós também é difícil gerir, queremos que ele esteja bem e por vezes é dando o espaço que ele precisa! Acredita que nós amigos, mais ou menos presentes também não sabemos como é melhor! Vou visitar ou deixo-o descansar ??! É difícil 🙁

    Joana

    É de facto nos momentos chave da vida que se separa o trigo do jóio como costumo dizer! Passei por algo semelhante em relação aos amigos, embora num contexto de felicidade e bênção, uma gravides e um novo bebe. O afastamento esse de que falas aconteceu de igual forma. Admiro muito a tua coragem e a tua força, penso muitas vezes no que faria se fosse comigo… Estou aqui a torcer por ti, e sorte têm os teus amigos… os verdadeiros! Um grande beijinho de Joana para Joana 🙂

    Alice Sousa

    Assino por baixo sem dúvida alguma sei o que é isso não por mutivos de saúde mas outro tipo de situações é nestas alturas que ficamos a saber quem são os amigos mas só faz falta quem cá está beijinho grande muita força 😘

Subscreve a nossa newsletter

Segue-nos!

Não percas nenhuma aventura dos honeymooners: