30% de desconto em todos os Presentes para o Natal! Código no checkout: HONEYMOONERS. Ver Presentes
fechar menu 

Como vencer o medo de andar de avião?

 
 

O avião é das formas mais seguras de transporte. Mas ainda assim estima-se que cerca de 60% dos passageiros tem algum desconforto (ou mesmo terror!) de andar de avião. Mas não se preocupem: ter medo de andar de avião não significa que têm de deixar de viajar!

Em baixo, deixamos-vos 8 dicas para vencer o medo de andar de avião. Porque nada deve impedir o vosso sonho de conhecer o mundo!

1

DESMISTIFIQUEM A TURBULÊNCIA

A verdade é que a turbulência é algo muito normal. Os aviões andam sobre as correntes de vento como os barcos andam sobre as correntes do mar. A turbulência é como uma onda, que acontece simplesmente quando existe uma “interferência” no ar, fazendo o avião subir, descer ou oscilar no seu trajeto.

A melhor parte é que, tal como os barcos são construídos para lidar com as ondas do mar, os aviões estão mais que equipados para enfrentar a pequena turbulência que sentimos durante os voos.

 
 

2

APRENDAM OS FACTOS

As fobias são irracionais por isso, quando surge um pico de ansiedade, é importante estarem preparados com factos. Sabiam que as chances de terem um acidente de avião fatal são 1 em 11.000.000? E que, mesmo em caso de acidente, a probabilidade de sobrevivência é de 95%? Na internet, há muitos factos sobre aviões, como eles funcionam e que tipo de equipamento têm, que vos podem ajudar quando surge o medo irracional de andar de avião.

Também podem informar-se sobre a segurança em transporte aéreo na internet. Consultem as últimas estatísticas no site da IATA (atualizado anualmente).

 
 

3

ESCOLHAM UM LUGAR CONFORTÁVEL...

Um fator muito importante para reduzir a ansiedade é assegurar que estão confortáveis. Preferem o lugar à janela, no meio ou no corredor? Façam o check-in cedo para assegurar que se sentam no vosso lugar preferido. Se puderem, façam também um upgrade e viagem em classe executiva – o conforto extra poderá ajudar-vos a relaxar melhor no voo.

 
 

4

… E NA PARTE DA FRENTE DO AVIÃO

Todos sabemos que os lugares na parte de trás do autocarro são os mais turbulentos – e o mesmo é verdade nos aviões. Os lugares mais à frente também são (por norma) os lugares com mais silêncio. Na maior parte dos aviões, os motores estão localizados por baixo das asas o que faz com que os lugares à frente das asas estejam mais protegidos do ruído que produzem ao longo do voo.

 
 

5

VISITEM O COCKPIT

A maioria dos pilotos gosta que os passageiros passem no cockpit para lhes dizer olá (mas apenas antes da descolagem!). Se forem dos primeiros a embarcar, aproveitem para perguntar se podem dar uma volta no cockpit. Conhecer as pessoas que estarão responsáveis pelo avião e ver o painel de controlo a funcionar é uma ótima maneira de sentirem mais confiança durante o voo.

 
 

6

LEVEM ALGUMA COISA PARA FAZER...

Gostam de ler? Ver filmes? Jogar cartas ou videojogos? O mais importante é encontrar algo que vos entretenha durante a viagem para se divertirem e distraírem dos medos irracionais que podem surgir durante o voo.

 
 

7

... OU DURMAM!

Se a viagem for longa – e especialmente se for de noite – aproveitem para dormir! Às vezes é preciso mais preparação para conseguirem dormir a bordo – vistam roupa confortável, meias quentinhas, levem uma almofada e uma manta extra caso sejam friorentos. Mas dormir numa viagem longa é a melhor forma de a fazer passar rápido e tranquilamente!

 
 

8

NÃO DEIXEM DE VIAJAR

Acima de tudo, seja qual for a razão do vosso medo de andar de avião, não deixem que isso vos impeça de viajar. A única forma de vencer os nossos medos é enfrentá-los!

 
 

5% de desconto em seguros de viagem!

Somos embaixadores da IATI e temos descontos exclusivos para ti.

Info Seguros de Viagem

Subscreve a nossa newsletter

Segue-nos!

Não percas nenhuma aventura dos honeymooners: