
Não podemos começar todos os nossos posts com “Somos tão fãs da Disney que…” mas, se pudéssemos, era assim que começávamos este! Porque a verdade é que somos tão fãs da Disney que visitar o castelo de Neuschwanstein era um sonho para nós. Sendo este o castelo que inspirou o Walt Disney a desenhar o castelo da Bela Adormecida, esta é uma paragem obrigatória para quem cresceu a ver estes filmes.

Por isso mesmo, sem dúvida que o Neuschwanstein é um dos castelos mais populares da Europa (mais de 1 milhão de pessoas visita o castelo todos os anos!). Construído em 1886, tudo no Neuschwanstein é perfeito – desde a sua arquitetura romântica até à localização idílica numa pequena rocha com uma vista panorâmica do vale envolvente, o Neuschwanstein é tudo aquilo que imaginamos num castelo de conto de fadas e muito mais.

Mandado construir pelo Rei Luís II da Baviera (também conhecido por “Rei Cisne” ou “Rei de Conto de Fadas”) em 1869, o castelo de Neuschwanstein foi desenhado como homenagem ao compositor Richard Wagner. Um projeto arquitetónico de grande dimensão, o rei gastou quase toda a sua fortuna real na construção do castelo querendo torná-lo o refúgio perfeito para si.

Porém, como muitos dos seus projetos, o castelo de Neuschwanstein nunca chegou a ser terminado. Mais, quis a ironia do destino que o castelo mais importante para o rei fosse a sua residência por apenas 170 dias antes da sua morte precoce em 1886.
Desde então, aquilo que tinha sido pensado como um refúgio secreto tornou-se num dos lugares mais visitados da Alemanha. O que custou à casa real uma fortuna acabou por se tornar uma das maiores fontes de receitas para o setor turístico do país. E o que um dia foi inspirado pela mestria de um compositor acabou por inspirar um dos maiores contadores de histórias dos nossos tempos. O castelo de Neuschwanstein é o castelo mais romântico que visitámos até hoje e merece ser admirado de todos os ângulos.
Visita a nossa loja de fotografia online
Eterniza os teus momentos favoritos em viagem! Temos uma loja de fotografia online onde vendemos álbuns de fotos, telas, revelação de fotos, presentes, e muito mais. Para os visitantes do honeymooners.travel oferecemos 25% de desconto com o código HONEYMOONERS no checkout!

Dicas para visitar o castelo de Neuschwanstein
1
COMPRAR BILHETES
A primeira coisa em que tens que pensar é nos bilhetes. Há diferentes tipos disponíveis e, consoante a altura do ano em que visitares, convém comprares com alguma antecedência (é possível reservar bilhetes até 2 dias de antecedência). De qualquer das formas, os bilhetes só estão à venda no ticket center na vila de Hohenschwangau. Aqui, podes comprar bilhetes para visitar uma combinação de três monumentos: o castelo de Neuschwanstein, o castelo de Hohenschwangau e o Museu de Reis da Baviera.

2
COMO CHEGAR
A visita começa na vila de Shwangau e é uma ligeira subida de 20-30 minutos a pé (ou mais curta, se feita de charrete a cavalo) que nos leva até ao castelo. Nós fomos a pé e gostámos do passeio porque pudemos ir tirando fotografias da vista do castelo com o sol a passar por entre as árvores. Há também um restaurante a caminho onde é possível parar para almoçar ou descansar antes de fazer a visita ao castelo.
Ao chegarmos, depressa nos apercebemos que estamos na Alemanha – há um "internet spot" perfeito para quem tem que fazer algum tempo e quer partilhar com os amigos as vistas deslumbrantes que está a ter. E vistas para fotografar não faltam: desde os lagos às montanhas, às planícies soberbas e, claro, o castelo.

3
FOTOGRAFA O CASTELO A PARTIR DA PONTE MARIENBRUCKE
A ponte Marienbrucke era o lugar preferido do Rei Luís II para admirar o seu castelo e não é difícil perceber porquê – a vista daqui parece tirada de um postal.
