30% de desconto na Loja Online até dia 25/12! Código no checkout: HONEYMOONERS. Ver Produtos
fechar menu 

Como visitar o Vaticano

 
 

O Vaticano é o Estado independente mais pequeno do mundo, edificado no local onde S. Pedro foi martirizado e sepultado. A sua capital, a Cidade do Vaticano, é a capital mundial do Catolicismo e a residência oficial do líder da Igreja Católica Romana, o Papa. Até hoje já recebeu 266 Papas desde 1377, a data em que o Vaticano passou a ser a sua residência oficial.

A Praça e a Basílica de São Pedro, os palácios do Vaticano onde estão situados os Museus do Vaticano com todas as suas relíquias e a grandiosa Capela Sistina, são tesouros imperdíveis que aqui podemos descobrir.

Foi no nosso segundo dia em Roma que decidimos ir conhecer o Vaticano. A sensação de sairmos da cidade cosmopolita de Roma para uma cidade religiosa com um espaço sagrado como o Vaticano foi totalmente única. A verdade é que, independentemente da religião de cada um, a cidade do Vaticano alberga algumas das obras mais impressionantes de todo o mundo. Nós deslumbrámo-nos com a Basílica de São Pedro, tirámos imensas fotografias e tentámos aproveitar ao máximo o ambiente que se vive nesta cidade sagrada. O Vaticano é uma paragem imperdível.

Compra o teu seguro de viagem com 5% de desconto!

Faz com que cada minuto da tua viagem conte e viaja sempre protegido/a com um seguro de viagem. Como Embaixadores da IATI oferecemos sempre 5% de desconto na contratação de qualquer plano de seguro de viagem IATI (o melhor seguro de viagem em Portugal)!

VÊ AQUI COMO COMPRAR UM SEGURO DE VIAGEM COM 5% DE DESCONTO

Dicas para visitares a Cidade do Vaticano

1

PRAÇA DE SÃO PEDRO

Passando as colunas que contornam a praça de São Pedro (a praça é muitas vezes comparada a um buraco de uma fechadura pelo seu movimento arquitetónico), logo ali a vista é assombrosa. Estavam ainda poucas pessoas quando a manhã nascia na Cidade do Vaticano, mas ao olharmos aquela imensa praça, logo imaginámos a multidão enorme de fiéis que vêm todos os anos assistir à missa do Domingo de Páscoa presidida pelo Papa Francisco.

 
 

2

BASÍLICA DE SÃO PEDRO

Todos os olhares se dirigem à Basílica de São Pedro e demos por nós a tentar descobrir qual era a janela onde o Papa aclama a multidão (é mesmo a janela mais ao centro, da biblioteca, por cima das Portas de Bronze criadas por Filarete). Na viagem que fizemos a Itália vimos imensas basílicas, mas nada se compara à Basílica de São Pedro, sem dúvida um dos monumentos mais impressionantes alguma vez construído. A sua construção foi iniciada no século IV e terminada em 1626, estima-se que foram necessários 150 anos para terminar esta magnifica obra. É impossível não ficar impressionado com a sua arquitetura, pois praticamente todos os grandes génios arquitetónicos do Renascimento e do Barroco tiveram a sua participação na construção do mais importante edifício do Catolicismo. Entre as obras mais famosas estão o famoso Michelangelo que projetou a Cúpula de São Pedro e a Pietà, uma escultura que representa Jesus morto nos braços da Virgem Maria, enquanto Bernini criou o Baldaquino que cobre o túmulo de São Pedro.

 
 

3

MUSEUS DO VATICANO

A uma curta distância (cerca de 10 minutos a pé) da Basílica de São Pedro estão localizados os Museus do Vaticano, antigos palácios onde habitavam os Papas da época Renascentista. Um museu que recebe cerca de 4 milhões de visitantes anualmente é sinónimo de filas enormes, por isso é obrigatório comprar os bilhetes online com antecedência. Nós fizemos isso e assim foi só contornar a enorme fila e entrar no museu da forma mais cómoda possível!

BILHETE MUSEU DO VATICANO + CAPELA SISTINA SEM FILA

 
 

O museu é enorme. São 7km de galerias onde estão expostas algumas das obras mais famosas do mundo, algumas realizadas por Michelangelo, Rafael (a Sala de Rafael é imperdível para qualquer amante do trabalho do mestre) e Leonardo Da Vinci. Estão aqui em exibição coleções que abrangem todas as eras, começando na arte Egípcia, passando pelas civilizações Assíria, Grega, Romana e, mais recentes dos tempos medievais e dos séculos XV a XIX.

 
 

4

A CAPELA SISTINA

A grande atração dos Museus do Vaticano é mesmo a Capela Sistina. Após termos visitados os pontos mais interessantes dos museus e de termos fotografado um pouco do que conseguimos ver dos jardins do Vaticano (para visitar os jardins é necessário reservar uma visita guiada especial com uma semana de antecedência) seguimos sempre as indicações da Capela Sistina, passando pelos luxuosos corredores do museu e descendo por uma escadaria mesmo muito pequena e apertada para finalmente lá chegar.

A Capela Sistina é a principal capela do palácio do Vaticano e é o lugar onde é realizado o conclave (o processo pelo qual o Papa é escolhido). Ao entrarmos, confessamos que o primeiro desejo foi de olhar logo o famoso teto que Michelangelo decorou. É impressionante! Imagens como A Criação de Adão, O Pecado Original – era algo que sempre quisemos conhecer pessoalmente, mas por todo o lado víamos arte, desde a outra obra-prima de Michelangelo, O Juízo Final, ou a Punição dos Rebeldes de Botticelli. Os maiores génios estiveram a decorar as paredes com os frescos mais impressionantes algumas vez elaborados e isso deixou-nos sem reação – e nós nem somos grandes apreciadores de arte! Mas é mesmo uma experiência arrebatadora.

 
 

Reserva actividades na Cidade do Vaticano

A GetYourGuide transforma viagens comuns em viagens extraordinárias! Encontra a excursão que melhor se adapta à tua visita à Cidade do Vaticano e compra online de uma forma fácil e segura, sempre com a garantia do melhor preço. Vê mais no link em baixo!

PESQUISAR AS MELHORES ACTIVIDADES NA CIDADE DO VATICANO

 
 

5% de desconto em seguros de viagem!

Somos embaixadores da IATI e temos descontos exclusivos para ti.

Info Seguros de Viagem

Subscreve a nossa newsletter

Segue-nos!

Não percas nenhuma aventura dos honeymooners: