30% de desconto em todos os Presentes para o Natal! Código no checkout: HONEYMOONERS. Ver Presentes
fechar menu 

10 dicas essenciais para tirares melhores fotografias de viagem

 
 

Uma das partes que mais gostamos nas viagens que fazemos é, sem dúvida alguma, as fotografias! As fotos que tiramos captam as nossas aventuras e criam recordações que durarão para sempre! Se, como nós, queres aprender cada vez mais sobre como tirar fotografias de viagem verdadeiramente únicas, acompanha-nos neste guia e fica a conhecer as nossas 10 dicas de fotografia em viagem.

Fotos memoráveis em viagem: 10 dicas fundamentais

1

PESQUISA O TEU DESTINO

A primeira coisa que deves fazer é prepares-te! Antes da viagem, recorre à internet para pesquisares acerca do teu destino. Assim, ficarás logo a conhecer os principais locais de interesse e as atrações turísticas mais procuradas. Esta pesquisa permite ainda que desvendes os lugares que queres conhecer, os recantos mais fotogénicos e aqueles tesouros escondidos que poucos visitantes chegam a descobrir. Depois da tua exploração online, estarás apto para começar a criar o teu itinerário. Não percas a oportunidade de captar as melhores fotografias nos melhores locais. Mais tarde, irás recordar a viagem de uma forma bem mais concreta e significativa.

 
 

2

INSPIRA-TE EM BLOGS E PÁGINAS NO INSTAGRAM

Alguns bloggers e instagrammers de viagens podem vir a tornar-se na tua maior fonte de inspiração. Depois de saberes quais são os lugares que queres visitar e o tipo de fotos que queres captar, pesquisa por blogs e páginas no instagram e descobre quais são os teus favoritos. Inspira-te com as capturas que estes fotógrafos amadores ou profissionais publicam! Eles podem dar-te ideias fantásticas para experimentares no teu destino. Aqui no Honeymooners, estás mais do que convidado a navegar pelos nossos posts e recolher as ideias que quiseres. No fundo, os turistas que já estão mais por dentro do mundo da fotografia de viagens podem ajudar-te a elevar a tua experiência a outro nível.

 
 

3

PREPARA A TUA MÁQUINA FOTOGRÁFICA

Se tiveres uma máquina fotográfica espetacular para levares em viagem, ótimo! As tuas fotos vão ficar de outro mundo. Mas um telemóvel com uma boa resolução é mais do que suficiente. Independentemente do método a que recorras, é imperativo que prepares a tua câmara antes de seguires rume ao teu destino. É indispensável que leves carregadores e que assegures que tens um amplo espaço de armazenamento ainda disponível. Adicionalmente, e dependendo do tipo de fotos que pretendes tirar, podes precisar de levar um tripé, um selfie stick, uma capa à prova de água, entre outros equipamentos e acessórios. A verdade é esta: quanto mais preparado viajares, mais apto estarás para captar as tuas fotografias de sonho no teu destino de sonho.

 
 

4

CONHECE E DOMINA A TUA CÂMARA

Para um amante da fotografia como tu, não há nada pior do que perder momentos gloriosos, alguns deles extremamente raros e inesperados, porque te atrapalhaste com a câmara ou com os equipamentos de suporte. É fundamental que tires tempo de antemão para conheceres em detalhe as funcionalidades e os recursos da tua máquina. Se necessário, lê o manual de instruções. Depois, pouco a pouco, vai “brincando” e experimentando. Vais ganhar rapidez, destreza e mestria no uso do teu equipamento, garantindo que nunca perdes as melhores fotografias.

 
 

5

REPENSA AS FOTOGRAFIAS CLICHÉ

Quando chegas aos lugares mais procurados e visitados pelos turistas, é fácil acabares por tirar fotografias que são iguais à esmagadora maioria de todas as outras. Pode parecer impossível imortalizar momentos verdadeiramente únicos em lugares como Paris, Roma, Nova Iorque ou Londres. Mas isso não é verdade, ainda que precises de um pouco mais de esforço e imaginação! Mesmo nos lugares mais visitados, basta repensares as fotografias mais típicas para conseguires um resultado autêntico e especial. “Como?”, perguntas tu. Por exemplo, muda o ângulo da captura ou a perspetiva da foto. Podes ainda brincar com os jogos de luz. Mesmo se só considerares estes três ajustes à tua maneira de fotografar, as possibilidades passarão a ser praticamente infinitas.

 
 

6

APRENDE ALGUMAS DICAS SIMPLES DE FOTOGRAFIA

Antes de viajares, dedica algum tempo e concentração para pesquisares técnicas e dicas simples de fotografia. Na tua pesquisa, acabarás por aprender acerca de tópicos como a composição, o enquadramento, a regra dos terços, a perspetiva, a escala e imensas formas de melhorares rapidamente e facilmente a tua arte de fotografar e, claro, como consequência, os teus resultados finais. Hoje em dia é tão fácil encontrar toda esta informação na Internet. Não há falta de sites, blogs e páginas com contribuidores que sabem do que falam.

 
 

7

LEVANTA-TE CEDO

Nas zonas turísticas que constantemente pululam de visitantes, podes crer que não há melhor dica do que esta: sê o primeiro a chegar ao ponto de interesse. Se não conseguires, então, sê o último a sair. Esta é não só a melhor, mas basicamente a única forma de conseguires fotografias deslumbrantes sem estranhos a passar no pano de fundo ou até mesmo colados ao teu lado, como de certo sabes que acontece. Mais ainda há mais razões para te levantares cedo e fazeres-te logo aos sítios que desejas visitar. A primeira luz da manhã torna as fotografias incomparavelmente mais bonitas. Queres exemplos concretos? Então inspira-te na beleza singular das fotografias matinais que conseguimos captar no Taj Mahal.

 
 

8

SOBE A SÍTIOS ALTOS PARA CAPTARES IMAGENS PANORÂMICAS

Quem não fica maravilhado com imagens aéreas e planos largos tiradas do topo de um destino idílico? Em praticamente todos os locais dignos de visitar, existem miradouros e monumentos edificados em altitude a partir dos quais podes registar vistas magníficas. As fotos que imortalizares servirão como os cartões de visita ao teu álbum, à medida que exploras os cantos e as ruas, e fotografas o destino em pormenor.

 
 

9

VISITA SÍTIOS REMOTOS COM UM GUIA LOCAL

Nunca sabes onde vais encontrar as melhores oportunidades e os lugares mais fascinantes para tirares fotografias. Faz-te à aventura por locais pouco explorados. Mas claro, sempre com a orientação de um guia local. O que importa é que tenhas uma mentalidade aberta. Se realmente considerares a fotografia como uma arte, saberás que te deves manter aberto à inspiração em qualquer lugar e a qualquer hora. Como já abordámos, podes e deves planificar as fotos que queres captar. Porém, é sempre bom dares o benefício da dúvida ao desconhecido. Locais afastados onde possas viver novos sons, sabores, cores e sensações podem muito bem ser o palco perfeito para as tuas melhores fotos de viagem.

 
 

10

NÃO TE INIBAS DE EXPERIMENTAR COM A LUZ

Existem incontáveis maneiras distintas e entusiasmantes de usares as particularidades da luz a teu favor quando fotografas em viagem. Por exemplo, para fotos dramáticas aposta no contraste entre o preto e o branco. Este estilo de fotografia realça os detalhes e causa impacto em quem vê. A escala de preto e branco conjugada com a técnica de focar certos elementos, deixando outros mais desfocados, mas percetíveis, contribui para imagens místicas e intrigantes. Uma forma excelente de potenciares a luz natural é aguardares pelo por-do-sol para captar paisagens de tirar o fôlego. Durante a “golden hour”, a água torna-se mais brilhante, e reflete belamente as cores do ambiente à volta, em especial do céu. As silhuetas escuras aumentam o contraste e elevam a qualidade estética da foto. Uma última sugestão consiste em experimentares a técnica de contraluz. Pode ser mais difícil acertares na captura correta sem que a luz ao fundo fique demasiado intensa na foto. Mas quando corre bem, os resultados são mágicos.

 
 

Conta a história da tua viagem!

Depois de ficares a par de todas as nossas dicas imperdíveis, viajares para o teu tão aguardado paraíso, aplicares as nossas sugestões para imortalizares memórias fabulosas, e regressares ao sossego da tua casa, está na hora de contares a tua história! A tua viagem é uma experiência digna de ser partilhada e materializada. Não deixes as tuas fotos tão especiais esquecidas num cartão de memória, numa pasta do computador ou na galeria do telemóvel.

Adoramos criar arquivos fotográficos específicos a cada viagem inesquecível. Por isso, recomendamos que, também tu, cries o teu próprio álbum digital ou foto-livro. Imprime a tua viagem de sonho no formato físico. Partilha os registos com os teus amigos e familiares quando te visitarem. Um álbum é um impulsionador perfeito de conversas animadas, episódios hilariantes e histórias significativas, que podem e devem trocar-se em grupo.

Visita a nossa loja de fotografia online e descobre tudo, mesmo tudo, sobre os álbuns digitais e foto-livros. Escolhe o modelo, o formato e o tamanho que mais gostares. E personaliza o teu novo artefacto com um sem-número de extras e elementos de design. Tudo por via online, desde a criação até à encomenda, sem teres de sair do sofá!

Descobre ainda a nossa vastíssima gama de outros produtos fotográficos. Oferecemos serviços de impressão e personalização de fotos em molduras, telas, quadros, pósteres, postais, calendários, objetos decorativos, itens do quotidiano, enfim, a lista estende-se. Ajustamo-nos a todos os gostos, orçamentos, necessidades e exigências.

Para os visitantes do Honeymooners temos reservado um desconto bombástico de 25%! Basta que insiras o código HONEYMOONERS no checkout da encomenda.

Não há nada melhor do que criar, guardar e partilhar memórias! E nisso, somos especialistas! Somos o aliado de excelência para fazer das tuas viagens histórias indeléveis.

Todos os artigos sobre fotografia

Visita a nossa loja de fotografia online!

Álbuns, telas, revelação de fotos, presentes, molduras... Eterniza os teus momentos favoritos com os nossos produtos fotográficos!

Ver loja online

Subscreve a nossa newsletter

Segue-nos!

Não percas nenhuma aventura dos honeymooners: