30% de desconto em todos os Presentes para o Natal! Código no checkout: HONEYMOONERS. Ver Presentes
fechar menu 

Como preparar uma farmácia de viagem e o que levar

 
 

Viajar significa sair da tua zona de conforto. E por mais que estejas psicologicamente preparado para isso, o teu corpo pode precisar de alguma ajuda! Por isso, seja uma viagem curta ou longa, é importante levares sempre uma pequena farmácia na tua mala para assegurares que nada te impede de aproveitar a tua viagem ao máximo!

Acompanha-nos à medida que te explicamos o que levar em consideração ao fazeres a tua pequena farmácia, quais são os itens essenciais e alguns extras úteis, o que deves incluir no teu kit de primeiros socorros, e ainda, como podes estar sempre protegido e descansado com o excelente seguro de viagem que te recomendamos. Temos 5% de desconto reservados para ti!

 
 

Fatores a considerar na preparação da farmácia de viagem

Todas as viagens são diferentes. Por isso, quando preparares o teu kit de medicamentos, deves considerar os seguintes fatores:

O DESTINO

Avalia quais são as condições de higiene e de saúde no teu destino para determinares o que deves incluir na tua farmácia de viagem.

A DURAÇÃO

Quanto mais dias estiveres em viagem, maior a quantidade de medicamentos que terás de levar.

CONDIÇÕES PRÉ-EXISTENTES

O teu estado de saúde antes de viajar também é importante para determinar se haverá alguma medicação específica que terás de levar para continuar a tratar alguma condição pré-existente.

AS ATIVIDADES

Se vais andar de barco, fará sentido levares algo para ajudar com o enjoo. Se fizeres uma caminhada em altitudes muito altas, será necessário pensares em levar medicação para prevenir ou tratar a doença da altitude.

A ÉPOCA DO ANO

Consoante a época do ano, poderá ser necessário teres certos cuidados especiais (como, por exemplo, levar protetor solar no verão e repelente de insetos na época de chuvas num país tropical).

 
 

Preparar a farmácia de viagem consoante o tipo de viagem

Logicamente, a natureza da tua viagem irá contribuir em muito para decidires quais os medicamentos a levar, assim como a quantidade adequada. Se estiveres a planear visitar maioritariamente cidades, ou locais com fácil acesso a produtos e serviços, não precisarás de transportar contigo uma grande quantidade de itens. Encontrarás várias farmácias no caminho. Mas e se te aventurares, por exemplo, nos países menos desenvolvidos da Ásia? Nesse caso, é essencial que te previnas com uma boa farmácia de viagem, e que a leves contigo nos teus passeios.

Isto aplica-se também caso vás acampar ou fazer atividades como caminhada ou escalada em locais isolados. Mesmo que sigas rumo a um país com ampla disponibilidade de medicamentos e tratamentos, pondera com antecedência se a comunicação em português ou inglês será fácil. O que menos queres é comprar os medicamentos errados por causa de uma barreira linguística.

 
 

O que deves incluir em qualquer farmácia de viagem

Independentemente destes fatores, há sempre alguns medicamentos essenciais que deves incluir na tua farmácia de viagem, tais como:

— Qualquer medicamento que estejas a tomar regularmente. Recomendamos que leves uma dose acima do que será necessário para os teus dias de viagem, de forma a estares sempre precavido no caso de alguma emergência ou alteração de planos.

— Analgésicos ou antipiréticos simples (como paracetamol e ibuprofeno) são essenciais para lidar com febres, constipações e gripes;

— Antidiarreicos, medicamentos para a prisão de ventre e normalizadores da flora intestinal (como Imodium, Dulcolax e Ultralevur);

— Antiácidos para ajudar com a azia e a indigestão (pastilhas Rennie) e antiespasmódicos para ajudar com dores abdominais (Buscopan);

— Anti-histamínicos e antialérgicos, sobretudo se tens histórico de reações alérgicas (como, por exemplo, a picadas de insetos);

— Uma pomada ou comprimidos analgésicos e anti-inflamatórios para dores musculares e entorses (recomendamos Voltaren);

— Gel desinfetante para manter a higiene das mãos;

— Soro fisiológico para irrigação ou limpeza dos olhos, feridas e queimaduras (também te vai ser útil no avião);

— Um antibiótico de largo espetro para tratamento de doenças infeciosas, mediante recomendação do teu médico;

— Um termómetro para medir a febre;

— Preservativos para evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

Itens adicionais para incluir na farmácia de viagem

Para além desta lista, deves ainda considerar os seguintes itens de acordo com o teu destino:

— Protetor solar;

— Repelente de insetos;

— Desinfetante de água;

— Colírio para os olhos (por causa de areias, pó, vento, água salgada, etc.);

— Medicação para a prevenção/tratamento da doença da altitude;

— Antimaláricos;

— Antibióticos para tratamento de doenças infeciosas como a diarreia do viajante;

— Comprimidos para o enjoo, como Vomidrine.

Deverás sempre consultar o teu médico de família ou marcar uma consulta do viajante para teres a certeza de que levas toda a medicação necessária para a tua viagem. Mais importante ainda, nesta visita ao profissional, ficarás a saber como e quando recorrer aos medicamentos que transportas. Se viajares através de territórios com fusos horários diferentes, a orientação do médico será essencial para não te confundires. Assim, tomarás a medicação sempre no horário correto.

O kit de primeiros socorros

Por último, é importante também ires preparado com um pequeno kit de primeiros socorros que inclua o seguinte:

— Antissético (álcool em frasco ou toalhitas poderão servir);

— Fita adesiva;

— Pensos rápidos;

— Ligaduras ou compressas esterilizadas pequenas;

— Tesoura pequena;

— Pinça;

— Pomada para queimaduras solares.

 
 

Caso tenhas uma doença crónica

Na eventualidade de tomares medicação para uma doença crónica, como a diabetes, a asma, a hipertensão, a artrite, uma condição cardíaca, entre outras, é vital que leves na tua bagagem de mão os medicamentos que tomas regularmente. Não te esqueças da declaração do teu médico que comprova a tua condição de saúde, nem das respetivas receitas médicas.

Esta precaução é fundamental para quem tem a diabetes. Isto porque a medicação para a doença exige uma conservação e um transporte especiais em viagem, com sistemas próprios que controlam, por exemplo, a temperatura de armazenamento da insulina.

Dicas extra para farmácia de viagem

Juntamente com todos os itens de que já falámos e que são imprescindíveis para as tuas viagens correrem sobre rodas, há outros aspetos que deves ter em mente:

— Faz-te sempre acompanhar das tuas receitas de medicamentos, conforme emitidas pelo teu médico;

— Leva os medicamentos na sua embalagem original, para que estejam identificados com o devido rótulo;

—Para garantires que a rótulos das embalagens não se desgastem e não venhas a ter imprevistos nas fronteiras ou nos aeroportos, aplica fita adesiva transparente sobre os rótulos de todos os medicamentos que leves em viagem;

— É melhor transportares os teus itens de farmácia numa mala ou num saco transparentes;

— Mantém as bulas informativas dentro das embalagens. Isto irá facilitar a tua vida em viagem, pois podes ficar confuso com a quantidade de medicamentos que tens contigo. E também irá assegurar que as autoridades possam aceder a toda a informação sobre os medicamentos caso queiram avaliar as embalagens que levas.

 
 

Os seguros da IATI protegem-te em qualquer viagem

É muito importante ires preparado em viagem, principalmente para assegurares a tua saúde, mas ainda assim, podem ocorrer imprevistos. Por isso, a verdade é que nada substitui a tranquilidade e a segurança que um bom seguro de viagem oferece. Nós usamos a IATI Seguros, uma seguradora online especializada em viagens, a maior do ramo na Península Ibérica, e muito fácil de usar. Até porque, se precisares de ajuda, podes obtê-la a qualquer dia, a qualquer hora e sempre em português!

Recomendamos a IATI de olhos fechados. Os preços são irrecusáveis. O serviço é imbatível. E a equipa é do mais profissional que pode haver. Todos os turistas e todos os países do mundo têm cobertura. A IATI oferece uma gama de planos para se adaptar às tuas expectativas, necessidades e exigências.

Não deixes de visitar ainda hoje o site da IATI. Conhece as inúmeras vantagens e os diversos seguros. Trata de tudo sem saíres do teu sofá e viaja descansado pelo mundo fora com a IATI sempre ao teu lado. Usufrui de cobertura em cuidados médicos, em equipamentos, em transportes, e na bagagem, entre tantos outros benefícios. Só por acederes diretamente do nosso site, tens 5% de desconto em qualquer plano!

Simular seguro de viagem com 5% de desconto!

5% de desconto em seguros de viagem!

Somos embaixadores da IATI e temos descontos exclusivos para ti.

Info Seguros de Viagem

Subscreve a nossa newsletter

Segue-nos!

Não percas nenhuma aventura dos honeymooners: